O Gir leiteiro é uma das principais raças zebuínas, conhecida principalmente pela sua alta capacidade de lactação, sendo ideal para a produção de leite, além da carne de excelente qualidade. Apesar de ter sido introduzida no Brasil em 1906, afirma-se que foi no Triângulo Mineiro sua grande consolidação, que aos poucos ganhou outras regiões, sendo presente em todos os estados brasileiros.
História vitoriosa e de fundamental importância para a produção sustentável da população que chegou às proximidades da capital do Brasil, mais precisamente em Alexania, município de Goiás, e atraiu a atenção de seu Leonídio Ferreira Gomes.
A criação no início pode ter sido tímida, com vacas cruzadas, mais ou menos 70 cabeças de gir leiteiro que serviam de base para fazer o girolando – informação colhida do site oficial da Gir Leiteiro Mutum, mas com o tempo, após 28 anos de dedição, foi a vez de optar pela seleção de elite com o gir leiteiro PO, dando um passo grande que mais tarde o tornaria o respeitado e desejado sufixo Mutum.