Confira a seguir dicas para o fornecimento da ração de cavalos. A doutora Mayara Gonçalves Fonseca destacou no portal da ABCCMM informações importantes para maior aproveitamento dos nutrientes.
Estômago dos cavalos
O estômago do cavalo é relativamente pequeno, representando de 8 a 15 litros em equinos de 500 quilos de peso corporal. Esse tamanho pequeno está adaptado ao comportamento de ingestão de pequenas quantidades de forragem e frequente movimentação. Como herbívoro que vive em sociedade, o cavalo naturalmente precisa pastar. E, ao mesmo tempo, estar sempre alerta e disposto a utilizar a velocidade e agilidade para sua autopreservação diante de uma ameaça.
Dessa forma, longos períodos de jejum ou de ausência de atividade física são muito prejudiciais à saúde do cavalo, predispondo a alterações de comportamento, úlceras gástricas e outras enfermidades. Além disso, o fornecimento de grande quantidade de alimento em um curto período de tempo pode sobrecarregar o estômago e ocasionar dor e alteração na digestão dos alimentos. Isso devido às configurações anatômicas, já que o cavalo não consegue regurgitar ou “vomitar” o conteúdo em seu estômago.