O marketing na suinocultura muda a percepção da proteína, diz Tejon
Especialista destaca o marketing rural da ABCS e a aplicação dos 4P's na produção suína
Neste boletim “Marketing – A Estratégia do Criador”, José Luiz Tejon, especialista em marketing rural, aponta que as novas estratégias de comunicação aplicadas na suinocultura estão mudando a imagem da proteína animal no Brasil. Ele cita como exemplo a Associação Brasileira dos Criadores de Suíno (ABCS), que aplica os conceitos dos 4P’s na comunicação com seus clientes.
Os 4P’s são conceitos de marketing muito utilizados no universo da administração, sendo eles: produto, preço, praça/ponto de venda e promoção/propaganda. A estratégia da associação se mostra eficaz, pois a criação suína no Brasil está competitiva no mercado internacional, com o desenvolvimento de novos cortes da carne por meio da indústria, que atende todas as classes econômicas e é disponibilizada em milhares pontos de venda, com uma comunicação muito bem feita.
Outras estratégias da associação são fortalecer a denominação “suíno”, para afastar a imagem negativa que o público tem quando se pensa em carne de porco, associar a proteína ao saudável e transformar os pontos de venda em ambientes de informação para o consumidor sobre a carne suína.
Sobre o boletim:
O especialista em marketing rural José Luiz Tejon traz informações para conscientizar os pecuaristas sobre a importância de melhorar a comunicação com os consumidores.
A intenção é ajudá-los a mostrar o trabalho realizado dentro das fazendas, destacando as boas práticas adotadas na produção de proteína animal, a realização de ações sustentáveis, os efeitos sociais da atividade, que é um dos setores que mais empregam no Brasil, e os benefícios do consumo de carne e leite para a saúde humana, entre outros fatores positivos.