O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos da ABCZ (PMGZ) disponibilizou na sexta-feira (15) as avaliações genéticas da seleção corte de todas as raças zebuínas. Contemplando as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Tabapuã e Sindi, trata-se da avaliação mais completa e consistente da espécie zebuína existente no mundo.
Os resultados foram obtidos a partir de um banco de dados de 16.479.628 milhões de fenótipos, sendo 11.638.772 milhões de pesagens, 3.686.190 milhões de caraterísticas reprodutivas (IPP, PE, STAY), 231.371 mil de carcaça (AOL, EGS e Marmoreio) e 923.295 mil de avaliações visuais de tipo (EPM). É o maior, mais auditado e mais consistente banco de dados da seleção corte de raças zebuínas trabalhado no mundo. Além disso, ele integra também o acervo submetido às avaliações genéticas, os dados do Programa Geneplus. Isso porque os dois programas compartilham suas informações e produzem uma única avaliação genética para as características que têm em comum.
Ao todo, serão disponibilizados para uso exclusivo dos participantes do PMGZ, 14.841.231 milhões de animais avaliados. O acesso acontecerá através de uma plataforma que permite inúmeras funcionalidades. Como por exemplo, a análise de tendências genéticas do rebanho para todas as características, acasalamentos dirigidos, monitoramento da endogamia, além do módulo avançado. Este último que oferece ferramentas estratégicas para o descarte e reposição de matrizes.