PNAT atinge marca de 100 mil doses distribuídas gratuitamente
Com 10 edições já realizadas do programa, ABCZ comemora contribuição para o avanço do rebanho nacional
O Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) está comemorando uma marca histórica: 100 mil doses de sêmen distribuídas gratuitamente. O material genético, coletado dos reprodutores classificados no programa, tem contribuído para o avanço do rebanho zebuíno PO nacional.
“Estamos muito felizes. É uma marca importante que reforça a força da genética melhoradora, através do PNAT. Além disso, com certeza, vai impulsionar ainda mais a edição 2020 do Programa, que começará no próximo mês”, comemora o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Rivaldo Machado Borges Júnior.
Ao todo, 671 rebanhos colaboradores nas cinco regiões do Brasil receberam o material genético e puderam ser beneficiados com o melhoramento proporcionado por esses touros jovens. “As doses de sêmen são de 145 reprodutores diferentes – das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã – classificados durante essas 10 edições do PNAT”, detalha Lauro Fraga, gerente de melhoramento genético da ABCZ, responsável pelo programa.
A superioridade da genética distribuída é comprovada pelas avaliações do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). De acordo com o levantamento da equipe, 74,5% dos 145 reprodutores são Deca 1 e 81,4% deles até Deca 2, o que na opinião do superintendente técnico Luiz Antonio Josahkian demonstra a eficácia do PMGZ na detecção precoce de touros jovens melhoradores. “E esse é um dos grandes desafios da seleção para manter a variabilidade genética da população”, destaca.
Edição 2019
Vale destacar que, de acordo com os dados do PNAT, 2019 foi o ano com o maior volume de doses coletadas: 15.200. Deste volume, restam poucas doses de alguns touros Brahman, Nelore e Sindi para distribuição. “Os interessados em tornar seus rebanhos colaboradores e receber essas doses gratuitamente podem nos procurar. A única exigência é integrar o PMGZ (módulo completo) e se comprometer com as pesagens dos animais”, explica Fraga.
PNAT 2020
As inscrições para a edição 2020 do Programa vão até o dia 3 de abril. Cada criador poderá inscrever até 5 animais, sendo que, após o encerramento das inscrições, em havendo vagas remanescentes, os criadores com animais já inscritos poderão inscrever mais animais.
Vale ressaltar que os touros candidatos serão obrigatoriamente avaliados previamente em suas propriedades de origem por técnicos credenciados da ABCZ. Para conferir o regulamento completo clique aqui.
Fonte ABCZ, com edição de Bianca Sandrine | Lance Rural