A primeira seletiva que substitui o formato dos passaportes morfológicos em 2020 e que unifica as regiões 5, 7 e 8, que congregam Santa Catarina, Paraná e os demais estados, está marcada para iniciar nesta sexta-feira, 24. No entanto, desde ontem, 22, os animais iniciaram o acesso ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).
Devido à pandemia do novo Coronavírus, medidas de segurança foram tomadas pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) para combater a proliferação do vírus sem deixar de concluir o ciclo 2020. Além do protocolo sanitário e de distanciamento social desenvolvidos, as atividades que levarão os animais à final morfológica deste ano funcionarão em uma nova dinâmica.
Os expositores dos animais serão liberados para ingressar no parque de acordo com as categorias avaliadas em pista no dia correspondente à programação. Dessa forma, a equipe com acesso autorizado por cada exemplar poderá assistir à prova somente no dia em que seu respectivo box estiver em apresentação. Ou seja, após o término da avaliação, os animais serão liberados para deixar o parque e evitar aglomerações.
Ao todo, o ciclo deste ano da morfologia contará com três atividades prévias e, ao final de cada uma delas, será anunciada a lista de animais que seguem na disputa por uma vaga à final da morfologia. A lista geral dos animais confirmados a participar da grande final será divulgada na semana posterior à última prévia do calendário oficial.