Com a chegada da primavera, aumenta a incidência de raios no Brasil e uma das maiores preocupações é com os animais que geralmente ficam a maior parte do tempo em espaços abertos. E quando a descarga elétrica atmosférica atinge um cavalo, não há o que fazer. Por isso a única alternativa é a prevenção.
De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica – Elat, 50 milhões de raios são registrados todos os anos no Brasil, onde 90% caem entre a primavera e o verão, quando o período é de transição entre a estação seca do inverno e a estação chuvosa do verão.
Com a mudança climática, a tendência dos animais, assim que percebem a chuva se aproximando é procurar abrigo. E no pasto uma das alternativas é as árvores, o que pode ser um grande erro. O raio sempre atinge o ponto mais alto, e ao atingir uma árvore a descarga elétrica será conduzida pela raiz e caso tenha um animal por perto ele será afetado. O problema é que normalmente os animais estão juntos.
Se o pasto não está seguro, e as baias? Muitos podem apostar nelas como refúgio, mas cuidado. Dependendo do material que são feitas, podem se tornar verdadeiras armadilhas.