Qual a importância do controle dos insetos no rebanho?
A infestação por moscas tem impacto negativo sobre a produção e o desempenho do gado
O controle das moscas nos estábulos de fazendas de criação de bovinos é uma grande preocupação para grande parte dos pecuaristas. A infestação por moscas reduz o desempenho e culmina na perda econômica dos animais que são afetados por elas.
A atividade hematófaga da mosca não é seu aspecto mais nocivo. O acometimento das picadas dolorosas e incessantes durante todo o dia sobre os bovinos parasitados deixa os animais extremamente agitados. Dessa forma, conduzindo-os ao estado crítico de estresse.
A infestação por moscas tem impacto negativo sobre a produção e o desempenho do gado. Isso é expresso na diminuição do ganho de peso, da produção de leite, do apetite e da conversão alimentar. Sendo assim, a infestação por tempo prolongado pode levar os animais à morte.
Certas moscas também são responsáveis pela disseminação de doenças como a anaplasmose e/ou leucose bovina.
Como controlar?
A melhor forma de controlar a presença de insetos é através do manejo adequado de dejetos e higiene. O resíduo básico dos estábulos e currais (água, fezes e urina), geralmente são lançados sem qualquer tratamento. No solo, nos lagos e nos rios, o que favorece a proliferação de moscas e exala gases com mau cheiro.
O uso de esterqueiras para armazenagem de dejetos de bovinos é uma alternativa de baixo custo para a tentativa de impedir que os dejetos percolem ou lixiviem pelo solo. Ou seja, sejam carreados para os cursos d’água subterrâneos e/ou superficiais.
Na prática, muitas vezes o esterco é amontoado em áreas próximas ao estábulo. Isso faz com que ele perca grande parte de suas características como adubo orgânico. Além de poder causar doenças e favorecer a infestação por moscas e outros insetos.
Em 1.000 quilos de esterco bovino curtido há o equivalente a 155 quilos de sulfato de amônia, 100 quilos de fosfato natural e 40 quilos de cloreto de potássio. É o que se deixa de aproveitar nas propriedades rurais por falta de uma esterqueira.
Além disso, a esterqueira permite a fermentação do esterco, o que diminui o seu poder poluidor e possibilita o seu aproveitamento como fertilizante em lavouras, pastagens e pomares. Outra grande vantagem desse processo é que durante a fase de curtimento, a elevada temperatura proveniente da fermentação (ação das bactérias) destrói a maioria das sementes de pragas e germes causadores de doenças.
Há modelos de esterqueiras para os dejetos de bovinos de acordo com a forma de utilização dos dejetos (líquidos ou sólidos). Qualquer que seja o modelo, o local para a construção deve ficar afastado, no mínimo, 50 metros do estábulo e 200 metros das residências. Assim, evita-se transtornos causados pela proliferação de moscas e mau cheiro.
Conheça uma maneira alternativa para o controle dos insetos. Clique aqui.
Fonte: EducaPoint