Na última semana foi realizada a primeira pesagem oficial da bezerrada do Grupo Otávio Lage, em Goianésia (GO). A pesagem dos zebuínos faz parte do Controle do Desenvolvimento Ponderal (CDP), prova zootécnica integrante do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ). O objetivo é identificar, dentro do grupo de contemporâneos, os animais de melhor desempenho quanto ao ganho em peso classificando-os conforme seu desempenho. Os dados coletados nas pesagens do CDP integram o banco de dados do PMGZ.
A avaliação oficial do PMGZ foi realizada pelo técnico de campo da ABCZ, Leonardo Figueiredo, que atende a propriedade há mais de 12 anos. Além disso, o Grupo Otávio Lage aderiu ao programa no final de 2019, após a visita de membros da equipe Técnica da ABCZ. Ainda assim, o técnico de campo destacou a qualidade do plantel. “São animais acima da média da raça Nelore. A avaliação foi uma surpresa para o criador e para a ABCZ. Nosso intuito é o de fornecer mais subsídios para o desenvolvimento do excelente trabalho que a Nelore OL já vem realizando”, afirma.
Parceria de sucesso
O diretor do Grupo Otavio Lage, Paulo Siqueira, destaca a importância da adesão ao PMGZ. “Tomamos a decisão de entrar no PMGZ no ano passado e foi muito importante tanto para nós como para os nossos clientes. Começamos a ter mais parâmetros de avaliação do nosso rebanho e isso incrementa geneticamente para o nosso gado e conseguimos ter mais padrões de avaliações para os nossos clientes. Eles terão mais acurácia nos dados e verão uma avaliação chancelada pela ABCZ. O PMGZ é um programa que acreditamos bastante como ferramenta de melhoramento genético e estamos muito felizes com a parceria. O resultado da primeira pesagem foi bem legal, foi o momento da avaliação de progênie dentro do programa e de acompanharmos o desempenho dos animais. Acreditamos muito na sinergia com o PMGZ para gerar informação de qualidade e melhoramento efetivo dentro da nossa fazenda e para os nossos clientes”, destaca Paulo.