Em setembro deste ano a comunidade Mangalarga perdeu um grande garanhão da raça durante o transporte do animal DL Líbano da Alvorada. O macho faleceu no dia 29 no trajeto do Pará a São Paulo. A morte do equino, que conquistou diversas vezes o prêmio de melhor reprodutor do PA, é um alerta para os criadores.
As viagens podem causar sérios riscos à integridade dos bichos, caso os devidos cuidados não sejam observados. Por isso, confira abaixo algumas dicas para transportar seus animais com segurança pelas estradas do país:
O transporte de gado, seja equino ou bovino, requer muitos cuidados ao longo do processo de locomoção, que pode ser para diversas finalidades, entre as quais a locomoção para outra fazenda, uma central de inseminação (para realização de coleta de sêmen), para participação em provas e exposições ou, ainda, para um leilão. Apenas entre janeiro e outubro deste ano, o Canal Rural já transmitiu 145 leilões de recinto e a plataforma Lance Rural foi responsável pela transmissão de 63 remates em fazendas, onde milhares de animais foram transportados para o local das vendas.
Heitor Pinheiro, da SAP Assessoria, está acostumado com o transporte de animais e, para ele, um grande obstáculo é a infraestrutura precária das estradas do Brasil. “A principal dificuldade é, em geral, a qualidade e a segurança das rodovias, que às vezes dificultam uma viagem rápida e tranquila, fazendo com que os animais fiquem um tempo maior em cima do caminhão, causando stress e perda de peso durante a viagem”, confirma o assessor.