Saiba por que o quarto de milha é o cavalo mais versátil do mundo
Apenas no Brasil, raça está apta a participar de 22 modalidades de provas
Apenas no Brasil, raça está apta a participar de 22 modalidades de provas
Durante esta semana os quartistas estão em Avaré, município do interior de São Paulo, para mais um campeonato que mostra o porquê do quarto de milha ser a raça mais versátil do mundo. A cidade é sede da 38ª edição do Potro do Futuro, 3º Derby e 11ª Copa dos Campeões. O encontro quartista teve início na última segunda-feira (9), com término previsto para domingo, dia 15 de outubro. Mais de 2 mil animais estão inscritos.
Nenhuma raça é submetida a tantas provas em um mesmo campeonato. Somente no Brasil, são 22 modalidades que o quarto de milha está apto a realizar. Dessas, 19 fazem parte do Potro do Futuro, do Derby e da Copa dos Campeões.
Mas como o quarto de milha consegue realizar atividades tão distintas com habilidade superior aos outros equídeos quando comparamos a média de aproveitamento? Uma das explicações está no desenvolvimento preciso de características que se adaptam a diversas funcionalidades. Outro ponto primordial está na trajetória do surgimento dos esportes equestres, criados pela comparação ao manejo aplicado no campo, onde o quarto de milha é utilizado até hoje.