Anualmente, uma das principais atrações da maior exposição de raças zebuínas do mundo são os leilões. Os tradicionais remates de Uberaba(MG) demonstram o alto nível genético da pecuária nacional. A jornalista Paula Sant’Ana, que há 19 anos acompanha o setor e, principalmente, o Mundo dos Leilões, se prepara para realizar a 2ª temporada da Semana do Zebu e estrear o seu canal no Youtube com lives diárias sobre as rodadas de negócios da ExpoZebu. A iniciativa conta com a parceria do Lance Rural, plataforma de leilões e eventos pecuários do Canal Rural.
“Ano passado, nesse mesmo período, realizei uma série de lives com os criadores, assessores pecuários e lideranças do setor. O retorno foi extremamente positivo. Acredito que essa seja uma forma de seguir conectada com o mercado, mostrando a grandeza da pecuária e dessa classe produtiva que merece todo o nosso respeito. Existem muitos ruídos, calúnias e falta de informação em relação ao agronegócio, portanto cabe a nós jornalistas divulgarmos a verdadeira face do setor mais próspero da economia”, destaca Paula Sant’Ana.
O diretor de pecuária do Canal Rural, Plínio Queiroz, também acredita que a informação é um insumo primordial e as lives da Semana do Zebu são uma excelente ferramenta de comunicação. “Os internautas terão a oportunidade de acompanhar bate-papos descontraídos e conhecer a história de diferentes criatórios da raça Nelore. Também faremos uma análise sobre o aquecimento dos leilões em tempos de pandemia. No ano passado, a quantidade de pregões transmitidos ao vivo pelo Canal Rural cresceu 70% em comparação com 2019, totalizando a marca histórica de 917 remates”, diz Plínio Queiroz.