Tendências nos preços da carne bovina e do boi gordo em 2023
O analista de mercado, Yago Travagini, analisa a dinâmica do mercado e os impactos da pandemia na estratégia dos varejistas
O mercado bovino assim como outros setores sofreram os impactos da pandemia. Fatores externos como crises econômicas ou sanitárias podem influenciar nos preços, na oferta e demanda, e impactam tanto produtores quanto varejistas.
O analista de mercado, Yago Travagini, destaca as flutuações de preço recentes, mas também examina os desafios enfrentados pelos varejistas em um ambiente de mercado em constante mudança.
Travagini aborda a queda de 5% no preço da carne bovina em agosto de 2023, alcançando o menor valor desde fevereiro de 2021. Em contraste, o boi gordo atingiu seu melhor patamar desde maio de 2020.
Para o especialista, devido a crise econômica durante a pandemia, os varejistas enfrentaram desafios para repassar o aumento do preço do boi gordo para a carne bovina. Entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, o preço do boi gordo subiu 66%, enquanto o da carne bovina aumentou 45%. Isso resultou em margens de lucro espremidas para os varejistas.
No entanto, a situação começou a mudar em 2022. De janeiro a agosto de 2023, o preço da carne bovina caiu 10%, enquanto o do boi gordo caiu 40%. Os varejistas estão agora em um processo de recomposição de margens, buscando equilíbrio e tentando maximizar seus lucros. A estratégia envolve avaliar o comportamento do consumidor e ajustar os preços de acordo.
Confira a análise completa no De Olho no Mercado, no Canal do Criador.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=r-1QtdyOxOc[/embedyt]
O conteúdo também faz parte da programação que pode ser acompanhada pela SKY, NET, CLARO TV e VIVO.
Envie dúvidas e sugestões para o Canal do Criador para que possamos construir juntos conteúdos que impactam e fazem parte do dia a dia dos nossos criadores.