Universo Pecuária, Lavras do Sul na vanguarda da pecuária sustentável
O evento contará com rodadas de negócios, remates, a nova economia verde, palestras técnicas, vitrines tecnológicas e muito mais.
Já é grande a expectativa sobre a primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, que será realizada de 1° a 6 de novembro, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS). O evento, uma parceria do Sindicato Rural e da Prefeitura de Lavras do Sul, será uma grande feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais.
A coordenadora executiva do Universo Pecuária, a engenheira agrônoma Marcela Santana, salienta que o evento é baseado em quatro eixos: “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência, tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.
A programação está em construção, mas os organizadores pretendem realizar, no mínimo, cinco remates durante os seis dias do evento. Entre eles a Feira de Primavera de Terneiros de Corte; o tradicional leilão de Ventres, além de outros remates inéditos que estão sendo alinhados com os parceiros do evento.
O Universo Pecuária terá palestras e debates técnicos e empresariais com foco na pecuária sustentável. Contará com oficinas, seminários, vitrines tecnológicas e dias de campo, para ser uma mostra de produtos e insumos ligados à pecuária, como máquinas e implementos agrícolas, genética, adubos e fertilizantes, entre outros. E, a exemplo da Expodireto, de Não-Me-Toque (RS), que serve de inspiração para o evento, também terá um salão de inovação e tecnologia. O espaço terá capacidade para abrigar diversas startups que oferecem serviços e tecnologias voltadas à pecuária sustentável. “O Universo Pecuária será uma semana com eventos envolvendo rodadas de negócios, remates, a nova economia verde (créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais), palestras técnicas, vitrines tecnológicas, dias de campo, gastronomia, mundo digital, turismo, educação e cultura”, salienta Marcela.
O evento, que tem como co-realizadores Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae-RS) e da Cooperativa Tritícola Caçapavana (Cotrisul), já tem confirmadas ações e apoio de diversas entidades ligadas ao setor, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), Instituto Desenvolve Pecuária, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) e as secretarias de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e de Meio Ambiente do RS.
Febrac – O presidente da Febrac, João Francisco Bade Wolf, adianta que, durante o evento, a entidade promoverá a Febratec Agro, uma feira de tecnologia. Outra ação da Febra, em parceria com Sindicato Rural de Lavras do Sul, será a entrega do Troféu Universo Pecuária. A distinção homenageará cerca de 20 nomes ligados ao agronegócio. “Queremos com essa distinção homenagear as personalidades do agronegócio brasileiro”, afirma o dirigente. Wolf destaca que o município de Lavras do Sul é referência em pecuária sustentável e fará um evento de destaque. “Com as parcerias do Sindicato Rural e de tantas entidades eu tenho certeza de que o Universo Pecuária será
espetacular, avalia.
OAB-RS – A exemplo do que já faz em outras exposições agropecuárias no Estado, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) pretende levar para o UP as Comissões Permanentes de Direito Ambiental e da Jovem Advocacia, além da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio. “A ideia é que cada uma dessas comissões promova um painel para discutir questões relacionadas à pecuária”, observa o presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia. Ex-presidente da Febrac, Lamachia destaca a realização do Universo Pecuária. “Eu estou com uma grande expectativa e quero parabenizar os organizadores pela promoção de um evento que discutirá a pecuária e entrará para o calendário de nosso Estado”, declara o dirigente.
Instituto Desenvolve Pecuária – O Instituto Desenvolve Pecuária deverá realizar um seminário para discutir os desafios da cadeia da carne frente a um consumidor mais exigente quanto à sustentabilidade. O presidente da entidade, Luís Felipe Barros, diz que o Universo Pecuária será o primeiro evento a tratar desse tema. “O Sindicato Rural está de parabéns por montar uma programação e ter a coragem de se meter em um assunto que divide opiniões, já que tem gente que se preocupa com produção sustentável e outros que negam a existência do buraco de ozônio”, afirma. “O evento permitirá que as pessoas tirem suas próprias conclusões”, completa Barros.
Senar-RS – Já o Senar-RS deverá levar para Lavras do Sul uma das dez etapas do “Seminário Duas Safras – Mais Produção o Ano Inteiro” para discutir o tema da sustentabilidade na pecuária de corte. O Duas Safras é resultado da articulação entre o Senar-RS e a Farsul e ABPA, Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav, Federarroz, Acergs, Sips e Aprosoja. Seu objetivo é orientar a intensificação sustentável da produção agrícola gaúcha, por meio de safras de inverno que produzam forrageiras e grãos para alimentação humana e animal. “E preciso discutir a questão da sustentabilidade sob a ótica ambiental, porém sem se deslocar jamais da sustentabilidade económica, que é a relação desta com a sustentabilidade social”, destaca o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.
Fonte: Universo Pecuária com edição de Lance Rural.