Já é grande a expectativa sobre a primeira edição do Universo Pecuária – Futuro, Negócio e Sustentabilidade, que será realizada de 1° a 6 de novembro, no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo, do Sindicato Rural de Lavras do Sul (RS). O evento, uma parceria do Sindicato Rural e da Prefeitura de Lavras do Sul, será uma grande feira de negócios e eventos tecnológicos, econômicos, ambientais e culturais.
A coordenadora executiva do Universo Pecuária, a engenheira agrônoma Marcela Santana, salienta que o evento é baseado em quatro eixos: “Negócios, finanças verdes e sustentabilidade”, “Educação, cultura e turismo”, “Ciência, tecnologia e inovação” e “Políticas, projetos e investimentos”.
A programação está em construção, mas os organizadores pretendem realizar, no mínimo, cinco remates durante os seis dias do evento. Entre eles a Feira de Primavera de Terneiros de Corte; o tradicional leilão de Ventres, além de outros remates inéditos que estão sendo alinhados com os parceiros do evento.
O Universo Pecuária terá palestras e debates técnicos e empresariais com foco na pecuária sustentável. Contará com oficinas, seminários, vitrines tecnológicas e dias de campo, para ser uma mostra de produtos e insumos ligados à pecuária, como máquinas e implementos agrícolas, genética, adubos e fertilizantes, entre outros. E, a exemplo da Expodireto, de Não-Me-Toque (RS), que serve de inspiração para o evento, também terá um salão de inovação e tecnologia. O espaço terá capacidade para abrigar diversas startups que oferecem serviços e tecnologias voltadas à pecuária sustentável. “O Universo Pecuária será uma semana com eventos envolvendo rodadas de negócios, remates, a nova economia verde (créditos de carbono e pagamentos por serviços ambientais), palestras técnicas, vitrines tecnológicas, dias de campo, gastronomia, mundo digital, turismo, educação e cultura”, salienta Marcela.