O auditório da Farsul sediou, no dia 24 de setembro, o lançamento da 2ª edição do Universo Pecuária. O evento abordou os desafios e as oportunidades da pecuária sustentável, por meio de palestras, workshops e eventos de negócios, em Lavras do Sul (RS). No primeiro ano, o evento reuniu 70 marcas e obteve um resultado de mais de R$ 50 milhões em negócios.
O diretor geral do Universo Pecuária, Davi Teixeira, disse que mais do que uma feira, o evento é um guarda-chuva para um movimento bem abrangente que tenta reunir e conectar as agendas para levar o agro para um patamar diferente de comunicação daquilo é feito desde a base do processo produtivo até o consumidor.
Teixeira destacou que o Universo está no início da sua caminhada. “Estimamos um começo de até quatro anos para uma consolidação de trabalho em 20 anos”, afirmou Davi Teixeira, destacando que o UP segue com seu propósito de conexão de agendas. A diretora executiva do UP, Marcela Santana, complementou que querem “conectar produção, pecuária, aquilo que os produtores já fazem bem feito, às agendas mundiais de clima, finanças verdes, e toda essa pegada de sustentabilidade que se tem de um desenvolvimento econômico sustentável”.
Para a edição de 2024, que será realizada entre 7 e 11 de maio, o Universo Pecuária terá uma Área de Insumos e Serviços para receber empresas que não tenham necessidade de grandes espaços físicos para apresentarem seus produtos, explicou Marcela Santana. Ela detalhou, também, que na Área de Relações Institucionais, na avenida principal do parque, estarão os principais parceiros do Universo Pecuária. Conectado à avenida estará o Gabinete da Pecuária Sustentável, espaço que tem o objetivo de conectar e fazer reuniões específicas do governo do Estado e parceiros do Universo.