Vaquejada: vem aí mais uma festa nordestina do valeu boi
Parque das Palmeiras recebe pela segunda vez o Potro do Futuro e Nacional da modalidade
O próximo encontro do esporte genuinamente brasileiro e que é tradição centenária no Norte e Nordeste do país já tem endereço certo. O Parque das Palmeiras, em Lagarto (SE), será a casa dos vaqueiros de 21 a 25 de novembro, durante o 16° Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada, realizados pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM).
A festa promete emoção e muito conforto com uma estrutura de encher os olhos. Conhecido como a Disneylândia do cavalo, o Parque das Palmeiras é considerado hoje uma das melhores casas para eventos equestres do Brasil. Cada canto deste gigantesco complexo é comandado por Geraldo Majella, um homem visionário e sonhador e que não mede esforços para oferecer o melhor em tudo o que faz. Ele cuida de todos os detalhes do Parque e também do Haras Fábio José, onde cria cavalos Quarto de Milha para linhagem de Vaquejada.
Esta será a segunda vez que o local recebe um evento oficial da ABQM. Em 2017, a beleza do Parque das Palmeiras encantou quem passou por lá. Para 2018, Majella preparou uma novidade que deve agradar o público. Neste ano os visitantes poderão contar com um tour pelos anexos do Parque: capela, monumento do Cristo, espaço de eventos FJ Ringo, entre outros. O passeio será através do “Ligeirinho”, um meio de transporte idealizado para trazer mais diversão e comodidade aos visitantes. “Nos sentimos lisonjeados em representarmos, pelo segundo ano consecutivo, o Nordeste brasileiro, através deste esporte tão tradicional e cultural que é a nossa Vaquejada. Estamos na organização final para recebermos todos com muito conforto no Parque das Palmeiras”, comentou Majella.
Se não bastasse a estrutura fantástica do Parque, a equipe está preparando algumas melhorias que vão deixar o local ainda mais funcional e bonito, oferecendo muita comodidade aos competidores, criadores e a toda a família da Vaquejada. Thiago Lima, responsável pela administração do espaço, diz que a expectativa é que a disputa cresça este ano e supere a edição anterior. “Esperamos um crescimento em 2018, fechando com cerca de 1.000 senhas (inscrições), em 2017 foram 870 no total. No ano passado foi tudo muito organizado, cumprimos o cronograma terminando as provas no final da tarde do domingo. Estamos trabalhando nos últimos detalhes com uma equipe grande na organização para que este ano seja ainda melhor”, completou Thiago.
O Potro do Futuro e Nacional de Vaquejada encerra o calendário oficial de esportes da ABQM. Neste ano serão distribuídos R$ 300 mil em prêmios entre os participantes. As inscrições antecipadas com desconto podem ser feitas através do site da ABQM (www.abqm.com.br), de 30 de outubro a 16 de novembro. Também será possível se inscrever durante o evento, mas a ficha terá um acréscimo no valor cobrado.
As equipes dos departamentos de esporte, stud book e comunicação estarão presentes para atendimento, transferência, pagamento, entre outros serviços. Segundo Henrique Campana, coordenador de esportes, os preparativos estão a todo o vapor e o público vai encontrar um evento extremamente organizado, com uma boa programação e as provas encerrando no horário.
Para coroar essa grande festa acontece ainda a estreia da Copa Nordeste de Três Tambores. Durante a derrubada do boi na Vaquejada o cavalo também dá show na virada do tambor. “Serão seis etapas no total, disputadas entre novembro de 2018 até outubro do ano que vem. A final acontece em novembro de 2019, através da Copa dos Campeões Nordeste de Três Tambores. A nova prova terá premiação garantida de R$ 20 mil”, finalizou Henrique.
A programação inclui ainda dois grandes remates com cavalos Quarto de Milha. No dia 23 de novembro, às 19 horas, acontece a segunda edição do Leilão Lendas da Raça, que reúne o melhor da linhagem de velocidade com a seleção de três grandes criatórios, Haras Show, Rancho Promissão e Fazenda Caruana. Já no dia 24, também às 19 horas, o Leilão Ana Dantas Ranch, que completa 15 edições em 2018, traz uma seleção de filhos de Roxão, que é um dos garanhões mais consagrados da modalidade. Os dois pregões serão realizados no recinto de eventos FJ Ringo, anexo ao Parque das Palmeiras, e transmitidos ao vivo aqui pelo Lance Rural.
O evento promete reunir os vaqueiros do Brasil na festa do valeu boi. Renato Gadelha, competidor na categoria amador vai viajar de Natal (RN) até Lagarto (SE) para participar. Renato tem o esporte no sangue e disputa Vaquejada desde os vinte anos de idade. O pai e o avó já participavam e ele faz questão de seguir a tradição. O atleta está otimista com os animais que vão entrar em pista, a égua Exibida Tears HLC e o cavalo Salvador Apolo Junio. “A expectativa para essa prova é muito boa, estou preparado e os animais estão muito bem. É um sonho de todo vaqueiro competir naquela pista, o Parque das Palmeiras está de parabéns pela estrutura. Essa disputa é muito importante para quem pretende ter reconhecimento nacional, tendo uma visibilidade muito grande durante a competição, pois todos os amantes de Vaquejada estarão com os olhos voltados para esse evento”, ressaltou o competidor.
Atenção, vaqueiro! Já deu pra ver que essa festa promete, então anote aí, de 21 a 25 de novembro, no Parque das Palmeiras em Lagarto (SE), acontece o 16° Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Vaquejada da ABQM. Participe desta cultura e tradição nordestina que já tem mais de cem anos de história.
Confira aqui a programação oficial do evento.
Por Flávia Macedo | Canal Rural