O Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuínas é gerido pela ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – e conta com o maior número de adeptos entre os programas de avaliação brasileiros. Criado em 1968, o PMGZ avaliou mais de 14 milhões de animais e busca ser um guia para o pecuarista na seleção dos seus animais, uma ferramenta científica para tornar o rebanho cada vez mais produtivo.
O programa avalia atualmente os seguintes critérios para todas as raças zebuínas: crescimento, habilidades maternais, fertilidade, carcaça e morfologia. Cada critério tem seu valor dentro do PMGZ e a partir dele é gerado um índice e uma subclassificação de posição de determinado animal perante ao rebanho contemporâneo (chamado de Deca, do 1 ao 10). São participantes do programa as raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Tabapuã e Sindi. Também podem ser avaliados animais comerciais, de corte e leite.
A partir do índice ABCZ gerado de cada animal avaliado é construído um sumário de touros do programa, que cria uma classificação dos melhores animais avaliados para cada característica e raça e também uma classificação a partir do índice geral. No sumário do ano de 2020, o destaque ficou para o criatório Genética Aditiva, na raça Nelore, de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Entre os 100 primeiros do índice, 27 são animais com a marca REM. Além de contabilizar, também entre os 100 primeiros, 79 filhos de touros Genética Aditiva.
Um animal bem avaliado transmite suas características aos descendentes e acaba por agregar maior valor comercial a si e as suas progênies. Os programas de avaliação são complementares aos julgamentos por morfologia, onde jurados eleitos por cada exposição avaliam animais por suas características raciais. Inclusive, os julgamentos de pistas de exposição já contemplam também regras de produtividade e tem uma limitação de avaliação, ou seja, apenas animais considerados extremamente melhoradores podem participar destes julgamentos, no caso a partir de Deca 4. Outro fator importante considerado é o de consanguinidade.